O que é Implantodontia?

 

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função mastigatória e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da colocação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio (um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo) sobre os quais, posteriormente, será instalada uma peça protética em substituição aos dentes perdidos, melhorando não só a estética do sorriso quanto o equilíbrio da mastigação.

A perda de dentes acarreta uma série de consequências importantes. De imediato, prejudica a mastigação. Em médio prazo, prejudica a configuração de todos os dentes da boca, já que a perda do dente provoca um deslocamento lento dos outros dentes, modificando o que popularmente chamamos de “mordida” (posição dos dentes na boca). A longo prazo, problemas ósseos e de gengiva podem surgir. Uma mordida alterada também pode provocar um colapso das estruturas faciais. Quanto mais dentes forem perdidos e não substituídos, maior será a probabilidade de formação de rugas e linhas de expressão, acarretando um envelhecimento precoce.  A implantodontia é a especialidade responsável em restabelecer e evitar esses problemas. Além de aumentar a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida de um paciente, podendo até influenciar na confiança ao comer, beber, sorrir e conversar.

Ter próteses sobre implante na sua boca ao invés de dentes não vai fazer você ficar livre de escovar os dentes e limpar os espacinhos entre eles. A higiene e manutenção com seu dentista são fundamentais para que o implante e o dente sobre ele tenham uma vida duradoura. Quanto tempo dura? Depende de cada caso, mas se cuidar direito e não se esquecer de ir ao dentista preventivamente, eles podem durar o resto da vida.